sábado, 4 de dezembro de 2010

Onde é solidão?


O Programa Solidões Urbanas apresentado no Cineclube Carijó (Canasvieiras, Florianópolis SC) nesta quarta-feira, mostrou de diferentes formas a solidão de quem vive na cidade grande. Contamos com 10 presenças, pouco, por outro lado os presentes tiveram a grata satisfação de conhecer Carlos (perdoem-em esqueci o sobrenome - que falha! Prometo inserir), escritor argentino, organizador de uma obra apreciável. Seu trabalho é muito interessante, compartilhamos a leitura da contracapa e alguns trechos do livro. Trata-se de um livro sobre a Linguagem Argentina: frases, palavras típicas, aforismos, ditos e seus jargões, 'lunfardos', mas não cai no mesmismo, vai além, apresenta o ponto de vista de reconhecidos autores argentinos, uma espécie de dicionário, de Zabato à Borges, menciono estes porque são os que conheço, comentei a ótima oportunidade de aprender mais sobre a Literatura Argentina. Ele prometeu voltar e deixar-nos um livro, queremos mais – um bate papo com ele, quem sabe o lançamento da obra no Carijó Espaço de Arte. Achei o cara genial, seu trabalho de pesquisa é de mais de 10 anos e apresenta a alma argentina desnudada. Te esperamos amigo! 'El mate ya esta listo'!
Antes disso, li um texto do livro de David Lodge, o aclamado romancista e acadêmico britânico, ( não que o livro de Carlos tenha algo de acadêmico, como aponta o comentário na contracapa e o depoimento do próprio autor). O texto comentado por Lodge é de Martin Amis, do livro Grana. Uma história engraçada sobre a relação sexual, ou melhor, a não relação sexual de um casal, onde o ponto de apoio para a ficção é o dinheiro.
Passamos a exibição, o primeiro filme que conta a morte de uma senhora solitária em pleno programa de Televisão, destes do tipo: Alô quem está na linha? - “Quando é que a mulher tira a roupa mais depressa?” O prêmio pela resposta à charada pode ser um colchão de espuma – ou muita confusão...Hilário! Ela morre, feliz, em pleno programa. Dos demais filmes o que também impressionou foi o doc. Sobre os blogueiros no Pará! Quero conhecer essa galera! Filme altamente instrutivo, pois apresenta diferentes abordagens, diferentes realidades de blogueiros, no Pará. De lição: - blog é uma forma de expressão cotidiana, livre, sem parâmetros, sem exigências, é o seu eu – o indivíduo em sua essência. Super legal! Estimulante para quem gosta ou começa a tomar gosto por blogs, como eu. eh eh...
Nesta sessão, também contamos com a agradável visita de Abel Silva, produtor cultural com vasta experiência no Estado e Valezka Bittencourt, produtora de cinema. Ainda contamos com a presença de Roberto Richard, Marcos Vinícius, Stella Machado, Beatriz, Suely Cunha, Maurílio e eu, Marcoliva.

Nenhum comentário: